- Tahgarelando com Tatah Lira.: Como evitar lábios ressecados?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Como evitar lábios ressecados?



Está chegando o frio e com isso, muitas pessoas sofrem com os lábios ressecados ou rachados.  Outras causas para lábios ressecados são alergias, reações a algumas medicações, alterações hormonais, diabetes e até o uso de aparelho dentário. O vício do cigarro também pode causar o problema. Eu, particularmente, fico bastante agoniada quando os meus lábios ressecam!
De qualquer forma, os lábios precisam de cuidados o ano inteiro, pois são tão frágeis que facilmente ficam ressecados e acabam rachando, descamando e ganham um aspecto nada agradável. E não adianta tentar esconder nem com batom, pois o problema pode ficar ainda mais evidente (se o batom for matte, fica BEM MAIS evidente!!!).
A prevenção para o ressecamento, primeiramente é beber bastante água, que é o hidratante natural da pele. Também deve-se evitar um erro muito comum, e que as pessoas cometem mesmo sem perceber. Passar a língua para umedecer a boca pode machucar ainda mais, já que a saliva é ácida e pode acentuar as rachaduras.
Portanto, o ideal é evitar ao máximo o contato da língua nos lábios e usar produtos a base de manteigas, como as de cacau e karité ou óleos minerais e vaselina. Aposte também nos batons que já vêm com hidratante e com protetor solar (evitar gloss pois estes secam muito rápido).
Você também pode optar por fazer uma esfoliação labial. Procure produtos adequados para essa finalidade, que nem sempre são os mesmos usados para esfoliar outras partes do corpo, ou use receitas caseiras. Tanto os esfoliantes feitos em casa quanto os comprados nas lojas de cosméticos devem ser sempre aplicados em movimentos circulares bem leves. Depois de remover o produto, aplique um bom hidratante.
Há quem prefira aplicar pomada de bebê, com composição rica em vitamina B, o resultado geralmente é satisfatório, mas é importante sempre consultar um médico antes de começar a fazer uso deste tipo de produto.

Esse é o produtinho que eu uso para manter meus lábios hidratados. ADORO e recomendo! 

(Para esfoliação labial eu uso mel e açúcar - tem que fazer movimentos beeeeeem leves, pois a pele dos lábios é muito fininha.)

Um comentário:

Juliane Bastos disse...

Eu tenho muita facilidade em ressecar meus lábios e como aqui no Sul o frio já chegou faz um tempinho já, eu comecei a fazer esfoliação 1x por semana e usar bepantol antes de dormir. Estou adorando o resultado.

Beijos Tatah e bom final de semana. *-*